Para buscar inspiração

IMG_1695

Dezembro sempre é o mês para fazer avaliações daquilo que foi realizado e planejar o que fazer no ano seguinte. No caso do Prêmio Embraco de Ecologia (PEE), entrevistamos José Vicente de Freitas para analisar se estamos no caminho certo. Educador, doutor, jurado do prêmio e profundo conhecedor do que acontece no mundo quando o tema são os Espaços Educadores Sustentáveis, ele tem uma ideia muito clara do futuro desta ação da Embraco. “Hoje a função do PEE é alcançar quem ainda não veio pra esta ideia. Eu já rodei esse país e a experiência realmente é diferenciada”, disse.

Veja abaixo algumas opiniões de José Vicente.

 

Além do conceito

“A noção de Espaço Educadores Sustentáveis foi construída no campo das ideias, como um conceito, como uma categoria. O que dá sentido a isso são as experiências que as escolas desenvolvem e que tentam se aproximar o máximo possível do que representa o conceito. Aí, quando você vai analisar os projetos que são inscritos e os que são levados a cabo nas escolas, percebe que as experiências conseguem ser muito mais ricas e efetivas que o próprio conceito que a originou”.

 

Educação plena

“Em Joinville já se chegou a um nível de desenvolvimento de propostas baseadas na promoção da cultura da sustentabilidade que representam não só uma ênfase da discussão de meio ambiente ou de educação ambiental. Em alguns casos representam a concretude plena da ideia de educação, pois a partir de um tema particular, elas mobilizam toda uma experiência e que acaba se transformando em algo completamente diferente daquilo que a estimulou a se desenvolver inicialmente. Isto é uma grande novidade num país em que a gente tem dificuldade de ver experiências exitosas no campo da educação”.

 

Pertencimento

“Eu realmente me inspiro com a criatividade dos professores. São pessoas que partem de princípios pedagógicos, trabalham com a ideia de valores, mobilizam toda a comunidade escolar e que, acima de tudo, são professores e moradores do lugar. Isso dá um sentido muito forte à ideia de pertencimento, o que não se vê com muita frequência”.

 

Referências

“O PEE já cumpriu a função de ser inspirador e as pessoas incorporaram de tal forma que fizeram disso o principio de seu fazer pedagógico na escola. Hoje andam sozinhas, ganham diversos prêmios. Não precisa mais trazer Paulo Freire para ser referência, pois elas são as referências que precisamos”.

Sobre premioembracoecologia

Blog do Prêmio Embraco de Ecologia. Site: www.embraco.com.br/ecologia
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s