Se essa horta fosse nossa

Uma iniciativa em Blumenau está alterando a rotina de profissionais que trabalham dentro de escritórios fechados. O projeto “Se essa horta fosse nossa” disponibiliza um espaço alternativo para quem busca uma aproximação de relações ligadas à sustentabilidade, por meio de uma horta comunitária e experimental.

A transformação do espaço iniciou com mutirão feito em 2016. O local que estava vazio no estacionamento se tornou uma horta com temperos, alface, agrião, tomate, pimentão, rabanete, repolho e plantas medicinais. As mudas são obtidas por doações de empresas e de voluntários. Com conceitos da agroecologia, o manejo e os cuidados criam uma atmosfera biodefensiva, livre de fertilizantes ou agrotóxicos.

Desde a implantação, ocorrem a cada 45 dias, geralmente aos sábados, a manutenção e o replantio, com a participação da comunidade.

Apesar de estar em uma área privada por questões de controle e segurança, a horta tem a proposta de ser um espaço de convívio social com conexão de quem trabalha no local, dos clientes, e também entre os vizinhos que estão no entorno do empreendimento.

Pelo menos 20 pessoas participam e usufruem do que brota na área de 20 metros quadrados, mas a intenção é ampliar o projeto para outras localidades da cidade.
Um grupo formado por permacultores, professores e pessoas ligadas à prática também promovem ações de informação e sensibilização, constituindo um instrumento de aprendizagem.

13718559-10157225487592355-4111075557966253020-n.jpg

Fonte: g1.globo.com/sc e foto: Alessandro Luciano Salvador

Sobre premioembracoecologia

Blog do Prêmio Embraco de Ecologia. Site: www.embraco.com.br/ecologia
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s